Continuação de um dos jogos bastante criticado pelo que prometia, mas que conseguiu ótimas vendas, Assassin?s Creed II nasceu como uma sequência para uma idéia com muito potencial, a Ubisoft prometeu que a continuação do seu action adventure iria corrigir todos os erros do primeiro, que não eram poucos. Será que o estúdio de Montreal conseguiu cumprir tal promessa?
Comecemos pela trama e por onde o jogo se passa, no jogo, você continua sendo desmond, um homem nos tempos atuais que tem ancestrais assasinos, no primeiro jogo, Altair passa por Acre, Jerusálem e Damasco, , na Terceira Cruzada, já no Assasins Creed 2, o tema é muito mais interessante, você entra no papel de Ezio Auditore, numa itália renascentista, um nobre que está em busca de vingança devido a traição de pessoas que ele achava que eram amigos , e começa a eliminar-nos um por um por variadas e divertidissimas missões.
O jogo conta com vários personagens, variados em seus papéis, mas todos contam com grande personalidade e um voice acting sensacional, com um sotaque italiano fantástico. O destaque para mim é o protagonista, Ezio Auditore, que além do sotaque e voice acting, tem um carisma fantástico, sempre surpreendendo o jogador com suas ações. O jogo conta com um pacing tão bom e uma história que consegue interessar o jogador no decorrer de todo o jogo, sempre deixando o jogador curioso para o que vai acontecer no próximo arco da main quest.
Todas as cidades do jogos são absolutamente lindas, e recriadas fielmente de acordo com a base original, Veneza é fantástica, mesma coisa com Florença, Forli e todas as outras cidades do jogo. A Ubisoft caprichou nas cidades e seus habitantes, realmente lembra uma cidade de verdade, com vários moradores fazendo variadas coisas. A Villa e a mecânica de ganhar dinheiro fazendo upgrades na mesma é uma mecânica simples, mas muito bem pensada.
Falando em mecânica, tudo no jogo é muito bem pensado, desde as variadas side-quests, que vão desde ir atrás de um marido infiel até assasinatos que não estão inclusos na quest principal, tudo funciona muito bem e não interrompe o pacing do jogo, que é uma coisa que melhorou muito em relação o primeiro jogo, terminei o jogo jogando ele 3 dias sem parar, e não ficou cansativo em nenhuma parte dessa pequena maratona. O story-telling também melhorou muito com a introdução de cut-scenes real-time. Muito bem dirigidas por sinal.
O gameplay do jogo continua funcional, o sistema de combate é bem simples, faz o que deve, mas seria legal a ubisoft melhorá-lo na continuação, deixando ele mais profundo, coisas como só um inimigo atacar você, como se fosse por turnos, pode ser melhorado, deixando o jogo ainda mais fluido. O free running do jogo continua fantástico, você pode escalar construções, correr pelas ruas das cidades, pular de telhado em telhado, tudo é tão fluido e a animação é absolutamente fantástica. Poucos jogos, se sequer tiver um, conseguem fazer o travelling apé ser tão divertido como em AC2.
Se eu fosse destacar um defeito do jogo é o sistema de lock-on, ele simplesmente não é tão funcional quanto a gameplay do jogo no geral, muitas vezes eu errava meus alvos, chegando a ter que recomeçar a missão pelo falho sistema de lock-on. Devia ser permitido escolher os alvos usando o analógico direito durante uma perseguição e durante o free-running, iria facilitar muito o jogo e eliminar esse erro besta de um jogo tão fantástico.
A Sonoplastia do jogo é muito boa, músicas que combinam com a ambientação do jogo, e algumas que podem ser consideradas algumas das melhores dos ultimos anos, o voice acting, como destaquei no review, é fantástico. Uma volta pela cidade mostra como a Ubisoft se esforçou para dar vida para os cidadãos e para em cidade em si, consegue se ouvir passáros piando, pessoas conversando, bardos cantarolando pela cidade, entre várias outras coisas.
Tanto a parte técnica como a artistica não deixaram nada a dever, a única coisa que podia ser melhorada eram as modelagens dos personagens, algumas chegam no ponto de poderem ser chamadas de modelagens de um personagem de um jogo mais simples do primeiro XBOX. Também há algumas carregamentos de texturas e tearing, mas ambos não chegam a incomodar, e vendo o tamanho e detalhamento do jogo os defeitos citados acima podem ser desconsiderados.
Vale citar alguns extras, como os The Truth, que são extremamente bem feitos e recompensam MUITO o jogador pelo trabalho que ele passa para conseguir liberar tal coisa. a Ubi caprichou na recompensa de algumas side quests, como o que o jogador ganha ao pegar todas as ?chaves? das tumbas do jogo.
- Fechando
Assasins Creed 2 é um dos poucos jogos que não só cumpre expectativas, como as supera, o jogo conta com uma trama fantástica, personagens envolventes, belissimos gráficos, sensacional sonoplastia e uma gameplay ótima. Há alguns defeitos que podem ser facilmente corrigidos numa sequência, como o sistema de lock-on, mas infelizmente nenhum jogo é perfeito, qualquer pessoa que curta um action-adventure deve comprar esse jogo. É um must-have, ótimo em todos os quesitos.